dynatrace

sábado, 5 de setembro de 2009

E se o SO mais usado fosse o Linux?

Dando uma olhada no Twitter do Ubuntued, vi esse texto muito engraçado sobre uma "experiência" de um usuário linux tentando usar o Windows pela primeira vez.



(...) O meu amigo disse-me que o Windows não trazia nenhuma aplicação dessas e que eu teria que baixar da Internet. “Oh…”, pensei, “uma distribuição básica”. Fui ao “Adicionar/Remover Programas” do painel de controle (tal como no Linux), mas não havia lá programas para adicionar. Apenas deixava remover os programas. (...)


Eu compreendo o indivíduo que declarou ter problemas em passar do Windows para o Linux.

Senti o mesmo ao experimentar o Windows. Decidi experimenta-lo, depois de alguns amigos que o usam a toda a hora me dizerem que era ótimo.

Fui até ao site da Microsoft para baixa-lo mas não estava lá disponível. Fiquei frustrado porque não consegui descobrir como se baixava o mesmo. Por fim tive que perguntar a um amigo e ele disse-me que tinha de o comprar.

Fui até o carro, fui até à Staples e pedi a um dos vendedores uma cópia do Windows. Ele perguntou-me qual, eu disse-lhe: “Quero a mais completa, por favor” e ele respondeu: “São 599 R$, por favor…”. Soltei um palavrão e voltei para casa de mãos abanando.

Um dos meus amigos deu-me uma cópia do Windows XP mas disse-me para não dizer nada a ninguém. Achei estranho porque faço sempre cópias do Linux para qualquer pessoa que me peça e digo sempre para passar essa cópia a qualquer outra pessoa que esteja interessada, uma vez que já precisem dela.
De qualquer forma coloquei o CD no leitor e esperei que iniciasse o sistema do “Live CD”. Não funcionou. A única coisa que fazia era perguntar-me se o queria instalar. Telefonei para um dos meus amigos, para saber se estava a fazer alguma asneira, mas ele disse-me: “O XP não roda o sistema diretamente do CD”.

Decidi, então, instala-lo. Segui as instruções que apareciam na tela mas comecei a ficar nervoso porque não perguntou nada sobre os outros sistemas operacionais. Quando instalei o Linux, ele reconheceu que tinha outros sistemas operacionais na máquina e perguntou-me se queria criar uma nova partição e instalar o Linux lá. Voltei a ligar para o meu amigo e ele disse-me que o Windows elimina qualquer outro sistema operacional que encontra, ao instalar-se.

Fiz uma cópia de segurança das minhas coisas e joguei-me de cabeça na instalação. A instalação foi bastante simples, tirando a parte em que tive que escrever umas letras e um código. Tive de ligar outra vez para o meu amigo mas ele ficou chateado e veio escrever ele próprio o código. Voltou a dizer-me para não dizer nada a ninguém (!!!).Depois de reiniciar o computador, dei corrida de olhos pelo sistema.

Fiquei chocado quando me deixou mudar as configurações do sistema sem pedir o acesso de root. O meu amigo começou a ficar um bocado irritado quando liguei outra vez para ele, mas acabou por aparecer em minha casa. Disse-me que o acesso de root era dado logo na inicialização. Tratei logo de fazer outra conta de usuário normal e passei a usa-la. Comecei a ficar confuso quando tentei fazer mudanças e o sistema, ao invés de pedir acesso de root, disse-me que tinha que fechar a sessão de utilizador normal e abrir uma sessão como administrador. Comecei, então, a perceber porque é que tantas pessoas entram sempre como root e tive um arrepio na espinha.

Bom, mas já era hora de trabalhar. Fui ao menu “Iniciar -> Programas”, para abrir uma planilha que eu precisava terminar, mas não consegui encontrar a aplicação de planilhas. O meu amigo disse-me que o Windows não trazia nenhuma aplicação dessas e que eu teria que baixar da Internet. “Oh…”, pensei, “uma distribuição básica”. Fui ao “Adicionar/Remover Programas” do painel de controle (tal como no Linux), mas não havia lá programas para adicionar. Apenas deixava remover os programas. Não consegui encontrar o botão para adicionar aplicações. O meu amigo disse-me que eu tinha que procurar as aplicações por minha conta. Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, descarreguei instalei o OpenOffice.org.

Para dizer a verdade, diverti-me à brava com o Windows. Não entendi muito da terminologia… Porque é que há um drive A, depois um C… Onde é que está o drive B? Achei a distribuição demasiado básica, não inclui nenhuma aplicação que seja verdadeiramente de produtividade e torna-se muito confuso procura-la. O meu amigo disse-me que eu precisava de software anti-vírus e anti-spyware, mas o Windows não vinha com nada disso.Achei-o difícil, confuso e demasiado trabalhoso para mim. Pode ser bom para uma pessoa que seja do tipo técnico, como o meu amigo, mas eu fico-me pelo Linux, obrigado.

13 comentários:

  1. Bom artigo!
    Salvei no meu e-mail para futuramente recordar-me do artigo. ;)

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, posso referenciar e inserir no meu blog?

    ResponderExcluir
  3. Fantástico! Isso serve para os usuários do Windows pensarem melhor antes de falar mal do Linux guiados pelo simples fato de não o conhecerem. Também serve para os usuários do Linux terem um pouco de paciência com quem usa Windows. Muito bem pensado o texto.

    ResponderExcluir
  4. essa foi a melhor que eu ja vi

    ResponderExcluir
  5. Fique a vontade, Anônimo². Até porque vi em outro blog mesmo, hehe.

    ResponderExcluir
  6. Muito lega. Brilhante mesmo, mas opersonagem parece ter dado sorte de não ter precisado gastar horas buscando drivers e reiniciando a cada instalação. : )

    ResponderExcluir
  7. Muito bom..
    Depois dizen que o Linux é q é dificil...

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha pensado por este ponto de vista!
    Mas gostei do texto.

    ResponderExcluir
  9. Ótimooo.
    Essa é a pura verdade.
    Mto bom o post!!

    ResponderExcluir
  10. brilhantismo é pouco pra esse texto ENVIA PRA LINUX MAGAZINE as pessoas tem que conhecer essa historia huahuah

    ResponderExcluir
  11. Hahahha esse texto me faz lembrar qnd falo mal do windows para meus amigos que babam ovo da Micro$oft e acham q no win é tudo + fácil. Eu uso a msm ideia de softwares e falta de controle na instalação.

    ResponderExcluir