dynatrace

quarta-feira, 23 de junho de 2010

World Community Grid

Quer ajudar a melhorar o mundo?? É fácil.



O projeto World Community Grid, criado pela IBM, tem como objetivo criar uma rede de computadores trabalhando como se fosse um super computador, na intenção de realizar pesquisas científicas para nosso benefício.

O software World Community Grid utiliza o tempo ocioso de computadores pessoais para realizar projeções e cálculos, divindo assim o trabalho em milhares de computadores espalhados pelo mundo.

Se um computador está utilizando, por exemplo, apenas 60% da sua capacidade de processamento o World Community Grid utiliza os 40% restantes e vai ajustando este percentual conforme a variação da capacidade ociosa do computador. Também existe a possibilidade de configurar o software para funcionar como um screen saver, utilizando apenas os recursos do computador quando ele está ligado mas não está sendo utilizado.

Enquanto outros projetos mundiais de processamento distribuído como o SETI@home ou Genome@home, abordam apenas um projeto, o World Community Grid oferece múltiplos projetos humanitários para a participação utilizando um mesmo software. Os projetos são escolhidos criteriosamente por membros de grandes instituições de pesquisa e universidades do mundo inteiro.

Os usuários podem ainda se unir a times que são criados por organizações, empresas ou por usuários individuais. Os times proporcionam um clima de competição, em que todos saem ganhando.
fonte: wikipedia

Explicando em miúdos, você se cadastra na comunidade, baixa e instala o software em  todos computadores que puder seu computador, e pronto. O software não vai atrapalhar em nada na sua vida, e você vai poder dormir sabendo que fez algo para melhorar o mundo em que vive, simples demais.

E não tem desculpa de sistema operacional, a IBM caprichou e fornece o software para os 3 SOs mais utilizados.


Eis minhas estatísticas:


Junte-se a nós você também.

ATUALIZANDO: Encontrei um "tutorial" de instalação do software Boinc, para facilitar ainda mais sua vontade de ajudar: WCG/Time Brasil

4 comentários:

  1. interessante.... mas isso nao faria o computador se desgastar mais rapido ja q ele sempre estaria usando 100% da sua capacidade?

    ResponderExcluir
  2. De forma alguma, Stamp Malhas. O sistema se otimiza para utilizar o processamento do computador sem que este fique prejudicado. O exemplo citado pela wikipedia seria apenas para entendimento, o software do WorldCommunityGrid não vai deixar seu processador chegar a 100% de uso enquanto estiver em funcionamento.

    Claro que essa porcentagem é regulável dentro das preferências do programa.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de entender melhor este programa.
    dragaokeyne@gmail.com
    grato.
    Emerson Keyne

    ResponderExcluir
  4. Olá, emerson. Não tem segredos. Você instala em sua máquina configura pela primeira vez com quais projetos deseja trabalhar e pronto. Sempre que iniciar seu pc ele vai ser iniciado junto, vai ficar apenas um ícone da área de notificação, e vai ser executado sempre que seu pc entrar em modo de espera ou ficar ocioso. Sem danos ao pc, ou ao processamento ou a internet. E isso tudo pode ser controlado pelo item "preferências" no menu.

    ResponderExcluir