dynatrace

sábado, 9 de outubro de 2010

Dica para o 10.10

Amanhã, dia 10/10/10 será o dia do lançamento do Ubuntu Maverick Meerkat. Você provavelmente vai baixar a imagem e instalar em seu computador/notebook/netbook.

E sempre depois de uma instalação nova você corre para o Google em busca de como configurar as opções que você já tinha na antiga versão, mas já esqueceu como fazer.

Até aí tudo bem, eu também faço isso. O problema (ou vantagem?) é que a quantidade de resultados para o mesmo assunto é enorme. Você acha várias soluções para uma mesma dúvida. Qual usar? Será que a informação que você acabou de achar não ficou obsoleta??

O Ubuntu ganha uma versão nova a cada 6 meses e com isso novas soluções também aparecem.

Uma delas vou mostrar aqui agora.



Ao menos para mim, uma coisa básica ao instalar o Ubuntu é que minhas músicas, vídeos, sites com flash e java funcionem perfeitamente.

Para conseguir isso, eu já informei aqui que basta instalar o pacote Ubuntu-Restricted-Extras. Com esse simples pacote você consegue isso tudo de mão beijada. Não precisa do Medibuntu, do pacote java-não-sei-lá-das-quantas, real-player, tocador-não-sei-lá-o-que...

Mas agora no Ubuntu 10.10 isso ficou ainda mais fácil. Vejam:


Basta ter conexão com a internet e marcar essas duas opções. O pacote Extras vai vir instalado junto com todo o sistema. Mais simples que isso só se não precisasse marcar. Mas aí já é questão legal.

O intuito do Ubuntu é ser simples. Portanto, ao buscar sobre uma dúvida nos sites e foruns pesquise primeiro pela opção mais simples. Aquela que você entenda o que deve ser feito, e não te mandando rodar um comando enorme no terminal que você não sabe do que se trata.

Claro que nem tudo são flores. Você vai encontrar algum problema que só pode ser resolvido com a intervenção do terminal. Mas primeiro, procure pela mais simples. Não se limite apenas a 1ª página de resultado do google.

Confesso que fico chateado quando vejo algum site grande sobre o Ubuntu recomendando soluções complicadas cheias de comandos para resolver um problema simples como esse, por exemplo.

Ouvir música, ver filmes (não importa o formato) é uma coisa básica num Sistema Operacional feita para "Seres Humanos", então a solução deve acontecer também de forma básica.

Meu blog não tem a intenção de disputar visitas, apenas quero que as pessoas entendam que usar o Ubuntu para coisas básicas é simples. Muito simples.

Mas se você é um usuário mais curioso, que gosta de instalar e revirar seu sistema, eu encorajo a seguir os mais variados tutoriais pela net afora, assim você vai acabar aprendendo a contornar situações indesejadas, ou apenas perder tempo refazendo o que fez... Eu já fui assim, adicionada PPAs, instalava .DEBs e o escambau. Hoje não tenho mais tempo para isso. Sou apenas um usuário comum, quero soluções comuns que tenha eficiência e eficácia. Só.

Então amanhã, depois de baixarem a imagem, lembrem-se de marcar essas duas opções e pronto. Ouça suas músicas, vejam seus filmes e seriados, acessem o Yotube e o BB normalmente, como humanos.

=]

2 comentários:

  1. Olá, eu sou do tipo de usuario curioso. Mas essa é uma funcionalidade que irei usar. Por isso fico pensando o quanto superior é o Ubuntu comparado com o ruindow$. Há especulações que somente no Windows 8 irá poder procurar drives, instalar programas e cia através da internet já na instalação. E no Ubuntu por ser live-cd da para fezer quase tudo.

    fwl. Otimo post.

    ResponderExcluir
  2. No Windows 7 não tiver problemas com relação aos drivers de hardware. Mas realmente, ele não procura codecs sozinho ainda como o Rhythmbox faz, por exemplo.

    ResponderExcluir