dynatrace

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ubuntu Netbook Remix 10.10

Ele realmente está muito bonito, mas será que vale a pena trocar o super estável 10.04 LTS pelo recém chegado 10.10??


Eu decidi arriscar, veja porque.



Desde que comprei meu Netbook EeePC 1000h da Asus venho utilizando a versão Netbook Remix do Ubuntu. Comecei com a 9.04, Jaunty.

Nessa versão você ainda podia trocar entre a aparência Desktop e a Netbook. Como tinha acabado de vir da Desktop, mantive o tema do mesmo jeito do notebook de 14".

Mas não fazia muito sentido. A diferença entre o UNR e o Ubuntu Desktop era justamente a aparência facilitada para as pequenas telas de 7" ~ 10". Até aí pouca coisa mudava por trás das telas, o sistema era praticamente o mesmo.

Você podia personalizar a barra de ferramentas, adicionando ícones, colocando o compiz para trabalhar forte, com cubo (cilindro) e demais firulas.

Mas aí chegou o 10.04. Você já não podia mais ficar brincando de enfeitar o Ubuntu, agora é coisa séria. Ubuntu Netbook Remix agora não suporta mais frescuras com o cubo ou outros aplicativos no painel. Limite-se a trocar o papel de parede e entre o Ambiance e o Radiance.

Ok. Quem está na chuva é para se molhar. Vamos ver se acostumo.

E acostumei. Não sentia mais falta do cubo, apesar de ainda continuar achar muito mais fácil trocar de janelas usando ctrl+alt+→ (girando o cubo, com cada aplicativo em uma área de trabalho). Tudo bem, ainda tenho as janelinhas molengas, e alguns efeitos de abrir, fechar, trocar de janela que deixa o Ubuntu com sua identidade descontraída e bacaninha.

Eis que chegou, enfim, o 10.10. O dez perfeito. O sistema da hora. O bambambam do ano. Windows é 7 o Ubuntu é 10. Sim, a versão Desktop ainda pode ter toda aquela alegoria que o Ubuntu sempre teve e que sempre chamou a atenção dos mais entusiastas e Windows users, o visual super estiloso, ainda mais bonito. O tema do 10.10 com a nova fonte está realmente impecável, como prometeu o Mark.

Mas o que fizeram com o UNR????? O unity vale tudo isso??? Será???

Veremos.

Dizem que o unity veio para facilitar a vida de quem tem que trabalhar com essas telinhas miudas, colocando os ícones a disposição de um simples clique. Mas será que só eu acha que essa barra lateral é muito maior que um simples painel???


Não, ela não tem a opção de se esconder atrás da janela. Fica lá. Como se você ficasse clicando loucamente nos ícones do painel. Como se você nunca usasse o menu. Menu esse que ficou, pelo menos em meu netbook, lentíssimo. Mas desde o 10.04 ele não era tão eficiente quanto o menu simples da versão Desktop.


A disposição dos aplicativos continua a mesma, aqui não temos mudança, além do visual. Essa lista de aplicativos é mostrada depois de alguns segundos ao clicar no ícone de Aplicativos no unity. Ao clicar no símbolo do Ubuntu no topo da tela esse é o menu que vemos:


Mas, espera aí?? Por que dois tipos de menus que mostram os mesmos aplicativos?? Qual a idéia??

Esse é o "menu rápido". Se clicar no ícone 'Web', por exemplo, abre-se o navegador marcado como padrão. Em 'Música', te leva para o menu comum com os aplicativos de Mídia. Clicando em 'Fotos & Vídeos', olha só, também para os aplicativos de Mídia, uau. Em 'Jogos' para o menu de jogos comum. Em 'E-mail & Bate-papo' para os aplicativos de Internet. Clicando em 'Escritório" advinha? Isso mesmo, para os aplicativos de Escritório (OpenOffice.org). Clicando em 'Obter novos aplicativos', a Central de Programas do Ubuntu é chamada. E quando clicamos em 'Arquivos & Pastas' vai abrir o Nautilus, certo? Nããããooo, que pena, vai para essa telinha linda aqui:


Hehéééé!! Você também chega nessa mesma tela se clicar no ícone do unity de nome Arquivos e pastas, incrível. Se você tem outra partição como eu, ela só vai aparecer ali se você favoritar ela no Nautilus. Mas como vou acessar o Nautilus?


Está vendo lá onde está o cursor?? Clicando nessa pastinha, o Nautilus vai abrir mostrando o conteúdo do diretório escolhido. Agora você navega em sua partição extra, entra no diretório escolhido e clica em Marcadores e em Adicionar marcador. Pronto agora você vê a pastinha lá.


Ok, temos duas formas de acessar o mesmo item de pastas, muito útil, agora é só escolher o menos lento, uhu. Eu já tratei de adicionar um ícone do Nautilus no unity, mais simples. Para isso acessei o nautilus com os passos acima e o ícone apareceu no unity, lá eu cliquei com o botão direito do mouse e selecionei "manter no lançador". Depois cliquei normal e arrastei para cima, essa parte é realmente interessante no unity, bonitinha até.

Ok, ok, temos pontos positivos também. Um deles é a possibilidade de usar 4 áreas de trabalho distintas, como no cubo, mas sem o cubo.


Para alternar entre elas basta apertar crtl+alt+(alguma seta).


Disso eu realmente gostei. Só achava melhor do outro jeito, mas ok, sem mais reclamações. Afinal o compiz não vai rolar mesmo, pois o gerenciador de janelas do UNR 10.10 é o Mutter, apesar do Metacity também estar instalado. O mesmo que será incorporado no Gnome3. Deu medo agora da futura versão Desktop. Isso é o que dá acostumar demais com o Metacity.


Os outros pontos positivos ficam por conta desse post. Ao instalar, marquei essas opções e música, vídeos, flash e java estavam rodando lindamente.



Atualizando!:

Ao pressionar o botão super (tecla do Windows) uma numeração é mostrada em cima dos ícones disponíveis no unity. Basta pressionar o número escolhido e o aplicativo abre ou é mostrado, se já aberto.


Eu testei também a versão Desktop em meu netbook. Configurei como queria, com cubo, firulinhas, AWN como dock, etc etc. Mas poxa, não é a mesma coisa. Estou a tanto tempo na UNR que acabei desacostumando e achando a aparência do Desktop muito manjada.

"-Mas você queixou tanto e vai ficar com a UNR mesmo assim??"

Sim, vou. Quero confiar na equipe da Canonical. Acredito que seja apenas uma questão de adaptação. Ou se realmente tiver algo errado, como aqueles menus que poderiam ser menos inúteis ou a lentidão ser alguma questão de configurar algo, eu quero reportar. Afinal somos nós que fazemos o Ubuntu, seja por ajudar no código fonte, reportando bugs, traduzindo, tirando dúvidas ou mesmo divulgando loucamente. O Ubuntu é nosso e devemos ter apreço. E quem não gostar, pode ficar na 10.04, ela é LTS, vai durar por longos 3 anos ainda, não se preocupe. O Natty Narwhal já está chegando, tem opção para todos os gostos.

=]

26 comentários:

  1. Legal os comentários. Instalei a versão 10.10 beta para conhecer e preferi voltar para a 10.04 (minha esposa já estava acostumada com ela). Eu também prefiro a 10.04. Questão de gosto. Deixa eu te perguntar: você tem problemas com o seu microfone? Digo porque tenho em EeePC 1001P e o microfone só funciona quando plugado externamente.. o ubuntu não reconhece o interno... nem a versão 10.04, 10.10. Valeu
    Marcio

    ResponderExcluir
  2. Olá. Meu mic semrpe funcionou normalmente, pode ser algum detalhe de opção de audio no aplicativo que está usando, tente escolher outra fonte de entrada (pulse, alsa, outro) ou veja o volume de entrada no alsamixer.

    ResponderExcluir
  3. Ola meu caro.
    Tempos atrás conheci o Ubuntu estava determinado ou dava um geito no M$ ou comprava um Mac aff caro aquele enfeite aff rsrsrs, e me falaram do linux meu primeiro contato com o Linux foi numa ong no Rj feio mais muito funciomal principalmente com aquelas maquinas velhas de doação, o dificil porem muito seguro me agradou, e lembrando como aquelas maquinas velhas estava voando com o tal do linux fui atraz de conhecer este mundo de sabores e gostos diferenciados, quando fiquei sabendo do mandriva, não lembro o nome antigo, que era Brasileiro e que tinha sido vendido por uma bagatela de 2 milhoes, penso muito dinheiro, não se é este valor mesmo mais era muito dinheiro mesmo, entre tantos que utilizei e "testei" em um boot que me dava opção de escolher Kurumin, mandriva, big e o famigerado vista, penso que o vista na minha maquina da uma melhor performance que o xp porem isso é outra conversa, entre varias formatações fiz naqueles meses, aqueles hd's numca foram tantas vezes "formatados" e então conheci um distro educado, peguntando se queria instalar un codec pra ver um filme, apaixonei, pois ele pedio pra instalar e instalou, e o uns efeitos simples de na hora de abrir e minimizar as paginas ne deixou muito mais contente era o compiz, então veio o not e a vontade de ter um linuz nele também e encontrei o Ubuntu Netbook Remix 10.04 pena que estamos em um mondo capitalista
    poucos dias mais fiquei na saudade, porem chegou o 10.10 e ele tem Unit men tinha ideia do que era quando descobri fiquei contente.
    a odisseia começa.
    Sabia, por ter lido, que tinha como atualizar o Ubuntu de uma verção pra outra ser ter que instalar tudo do zero, como se eu num gostasse de fazer isso, mas como numca tinha tentado e deu uma pesquisada e pronto mandei ver o 10.10
    Pra minha surpresa cade o Unity, mandei ver no terminal o comando e pronto lá estava ele depois no outro dia, men pesquisei o porque num tinha "achado" ele no pc. No outro dia quando ligo o pc lá estava ele.
    Foram horas de alegria, criança com brinquedo novo.
    Agora um "dia" de uso e sinto saudades do compiz e seus efeitos.
    Sim se o unity num evoluir pra podermos ter alguns efeitos que facilitara mais ainda a vida e deixar ainda mais bonito, minha opnião.
    Agora uma pergunta a minutos atrás tentei retirar o Onity aff reiniciei pois ele pediu e pra minha surpresa uma tela branca com o ponteiro do mouse só isso e mais nada
    fiquei muito... depois de uns minutos pensei melhor fui pra uma tela preta e mandei instalar novamente o Unity, reiniciou e pronto tudo certinho. Que bom.
    Então. Se eu posso mudar estes detalhe que pra mim sera legal e util como fazer?
    e como fazer meu Ubuntu arrancar em 9 segundos.
    desculpa ai o testo.
    att

    Allan Robs

    ResponderExcluir
  4. O problema ao remover o unity (versão desktop) pode ter sido de ter removido junto o gerenciador de janelas. Ao instalar o Unity o sistema deve ter substituido o Metacity pelo Mutter, ok. Depois ao remover o Unity o Mutter foi junto, não colocando o Metacity no seu lugar. Não sei como resolver por aqui, mas numa googlada com paciência tu deves achar. Sobre o boot em 9s, isso vareia muito. Deve-se usar um SSD como disco de armazenamento ou mexer muito no Kernel. =P

    ResponderExcluir
  5. ei meu caro,
    http://www.baixaki.com.br/info/4248-ubuntu-light-versao-mais-leve-do-linux-e-com-boot-de-7-segundos-.htm

    ResponderExcluir
  6. O Ubuntu Light ainda não está disponível para download por usuários comuns, apenas para empresas que desejam fornecer o Ubuntu como SO alternativo em seus netbooks.

    ResponderExcluir
  7. Instalei a 10.10 no meu hp mini, ficou super lenta, a 10.04 ta bem melhor, a tela do netbook ja é pequena, aquela barra lateral a deixa menor ainda, vou procurar outra distro

    ResponderExcluir
  8. Ora, mas pode continuar a usar o 10.04. Ele vai continuar estável por bastante tempo.

    ResponderExcluir
  9. Po cara, isntalei essa versão no meu netbook de 10".. na parte de APARENCIA, aparece essa mesma tela q voce colocou no blog: MUTTER EM EXECUÇÃO BLABLABLA.. ai com isso nao consigo ativar os efeitos visuais! Queria ver akeles foguinhos, a tela gelatinosa, o cubo 3d... nada disso funciona.Ja isntalei o Compiz, mais nem assim!
    Você tem ideia de com fazer funcionar?
    diegopiffaretti@gmail.com

    Se puder me jaudar te agradeço!OTIMO POST!

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente ainda não encontrei uma forma de colocar o Metacity como padrão ou usar o compiz com o Mutter. Coisa que eu acredito não ser possível. O jeito é ou se acostumar com o novo gerencador ou abrir mão do UNR e ficar com a Desktop.

    ResponderExcluir
  11. Achei a versao 10.10 HORRÍVEL!!!!!!!!!!! Que bom que nao sou o único a pensar assim.. Lentidao gigantesca, me sinto engessado ali. Alem disso, o Chrome nao abria. Voltei ao 10.04, bem melhor e estável.

    Deus nos livre do Unity, pois carece e muito de praticidade, prefiro o netbook launcher...

    Muito bom o post.

    ResponderExcluir
  12. Sobre o mic, abaixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=tULmqpe5Yos
    Funcionou pra mim.

    ResponderExcluir
  13. ei galaera nao se desezpere ainda da pra usa sim o com piz no 10.10 é so antes de vcs logarem mudar a opsão "ubunu netbook editon" para "ubuntu desktop edition"!depois logam e é so desfrutar,mas os dois layout simuntaneamente ainda nao da!!!espero tere os ajudados qualquer duvida meu email é flaviodiasd@gmail.com!!!

    att:Flavio Dias

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Brother, show de bola, seu artigo,ganhei um netbook acer aspire one, e já fui instalando o ubuntu, o primeito foi o 9 (alguma coisa) tive que instalar com o imagewriter e baixar o sistema .img, nao gostei nada, até achar um artigo que mostrasse a instalação da .iso do 10.10 mesmo, cara mas me explique uma coisa, pq a área de trabalho não é área de trabalho, ou sei lá.. sei que quando mando salvar algo na área de trabalho é salvado na pasta e não na área propriamente dita,valeu pelo artigo me tiraram varias duvidas ..

    ResponderExcluir
  16. Brother.. e outra se vc tiver solução.. configuração do teclado.. tem solução.. grande abraço

    ResponderExcluir
  17. @André. Sobre o arquivo não ser mostrado na Área de trabalho, é não há a opção de ícones por lá, já que o ambiente do Netbook Remix não permite o uso do Desktop para esse fim. Sobre o teclado, há sim como configurar em "Sistema" no menu.

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, acabei de instalar o Ubuntu Netbook Remix 10.10 no meu netbook, mas eu estou ahcando leeeeento demais, nunca vi um linux não lento, será problema de configuração? Tenho um ASUS 1005ha com 2gb de Ram.

    ResponderExcluir
  19. Henoque, não se preocupe, esse é o efeito negativo do Unity..

    ResponderExcluir
  20. Fala Danne.
    Instalei o Unity após a instalação do 10.10 desk, no meu note. Notei que o mouse externo não responde ao clicar nos ícones do lançador. Apenas no Touchpad. Você tem idéia do que pode ser?
    Grato.
    Kelmer

    ResponderExcluir
  21. Kelmer, o Unity ainda está em desenvolvimento, para ser incorporado no Ubuntu 11.04. Não aconselho a instalação por agora, pois pode acontecer esse tipo de "bug". O que você pode fazer é reportá-lo no Launchpad e ajudar a consertar isso. =]

    ResponderExcluir
  22. Caraca mano... maravilhosa a dica do Flavio Dias.. simples e rapida..
    valeu Flavio Dias...

    Att,
    André Franklin

    ResponderExcluir
  23. instalei hj o ubuntu netbook 10.10 em um LG X110, e ficou uma maravilha, nao tive do q reclamar. cada vez mais do esquecendo do windows...

    PS: Da pra deixar o ubuntu 10.10 Desktop com o visual do Netbook?

    ResponderExcluir
  24. Da sim para instalar o Unity na versão desktop, mas eu desaconselho.

    ResponderExcluir
  25. Instalei a versão 10.10 em meu netbook, mas já estou pensando em tirá-lo, pois ficou um verdadeiro ferro velho, muito pesado, a Versão anterior me parece muito mais leve, isso sem falar que na atual versão você não pode mais mudar o papel de parede "UM VERDADEIRO ABSURDO"

    ResponderExcluir
  26. Marco Antonio, trocar o plano de fundo da área de trabalho é possível sim, basta ir em Aplicativos -> Sistema -> Aparência. Como em toda versão. =]

    ResponderExcluir